dicas para estamparia online

Estamparia online: 4 ferramentas para criar estampas personalizadas

Se você trabalha ou deseja trabalhar com estamparia online, certamente você já sabe que um dos fatores que mais influenciam na compra dos consumidores, sendo também um dos mais decisivos, é a estampa do produto. Por isso, saber quais são as ferramentas mais utilizadas para a criação das estampas personalizadas é essencial para garantir o sucesso da sua estamparia online.

Mas afinal, você sabe quais são essas ferramentas e quais são as funcionalidades de cada uma delas? Para te ajudar com isso, separamos uma lista com as 4 principais para que você possa saber como criar estampas personalizadas e criativas para sua estamparia online, confira:

4 ferramentas para quem tem estamparia online

Se você trabalha na área gráfica ou já tem uma estamparia online, muito provavelmente você já tem o hábito de usar algumas ferramentas digitais na sua rotina de trabalho. No entanto, algumas delas conseguem se sobressair quando o assunto é criação de estampas, oferecendo mais qualidade e funcionalidades que as demais disponíveis no mercado. Confira na lista abaixo quais são:

1 – CorelDraw

O Corel Draw foi um dos primeiros programas de editoração vetorial a ser disponibilizado para os profissionais no mercado, possibilitando trabalhar com uma ampla gama de demandas e produções gráficas, como logotipos, cartões de visitas, papéis timbrados, divulgação impressa, como revistas, folders e banners, etc. Entretanto, com a atualização do mercado, outros programas com funções mais sofisticadas foram chegando, fazendo com que a nova geração de profissionais dê preferência a outros softwares, como o Illustrator, por exemplo.

Essa é uma ferramenta bastante democrática, uma vez que é de fácil usabilidade e pode ser instalada em qualquer tipo de máquina, sem que seja necessário uma máquina muito potente. Além disso, usuários com o mínimo de conhecimento que seja com tecnologia conseguem se adaptar à interface para a criação de estampas personalizadas, bem como diversas outras funcionalidades que ele disponibiliza.

Veja quais são vantagens desse software:

  • Interface intuitiva e fácil: Justamente por não haver muitos ícones, o menu e os comandos são mais enxutos, sendo uma interface mais fácil de navegar. Para usar o Corel Draw, pensando nessas características, é um software que não demanda experiência por parte do usuário, sendo fácil e prática localizar-se dentro do programa.
  • Leve para o hardware: Esse programa de editoração gráfica, além de ser ágil e eficiente para demandas simples, funciona normalmente em computadores mais modestos, sem grandes capacidades de hardware, por exemplo.
  • Aceitação: O software é bem aceito pela maioria das gráficas, ajudando a simplificar o manuseio das páginas e das artes a serem editadas, não sendo necessária a conversão dos arquivos.

Entretanto, apresenta algumas desvantagens, como:

  • Maior instabilidade: Uma das desvantagens do Corel Draw é travar bastante no processo, o que pode atrapalhar ou até mesmo atrasar o trabalho. Acontece também, com essa instabilidade, de perder alguns projetos quando o usuário, por descuido ou esquecimento não ativa a função “cópia de segurança”, o que pode causar inúmeros transtornos.
  • Limitação de funções: Infelizmente, o Corel Draw tem sido cada vez menos escolhido pelas suas limitações, não tendo funções mais complexas, efeitos e outros layouts usados atualmente, entregando um acabamento imperfeito que pode até mesmo frustrar os clientes.

2 – Photoshop

Conhecido como um dos programas de edição mais conhecidos, o Photoshop possui uma interface organizada para facilitar o uso dos usuários que tenham desde pouco conhecimento com a ferramenta, até conhecimento mais avançado. Além disso, uma das suas principais funcionalidades é a possibilidade de criação de arte em camadas e em 3D, garantindo às estamparias online diversas possibilidades de estampas.

Algumas vantagens do Photoshop são, por exemplo:

  • Organização da interface: Uma das vantagens do software, que sempre é elogiada pelos usuários, é a sua organização, e as funcionalidade poderem ser vistas de forma limpa e ordenada na tela inicial. Essa funcionalidade ajuda muito quem lida com milhares de fotos e vídeos por dia, sendo mais fácil de se perder em meio aos arquivos.
  • Edição rápida e prática: Para quem já tem a prática da edição de fotos e vídeos, neste software é mais fácil começar o trabalho, sendo feito com poucos cliques. Para isso, é necessário apenas aprender os comandos, que uma vez memorizados, vão tornar a experiência com o Photoshop ainda melhor.

Entretanto, o software também possui algumas particularidades, como por exemplo:

  • Preço: Sem dúvida, uma das desvantagens do Photoshop é o seu preço, que é relativamente para a maioria das pessoas físicas, se comparado a outros softwares de edição de fotos. Se você não for usar os recursos todos os dias de forma constante, talvez o custo não valha a pena.
  • Complexidade do funcionamento: Para quem é iniciante ou não está familiarizado com os programas da família Adobe, pode ser mais difícil se acostumar com o funcionamento, visto que é mais complexo e tem mais opções de operações disponíveis.

3 – Illustrator

Se você está procurando por uma ferramenta que permita o alto acabamento de imagens, certamente o Illustrator é a melhor opção. Isso porque ele possui diversas funcionalidades voltadas a edição e design de imagens que garantem um excelente resultado. No entanto, para a utilização correta do programa é recomendado que você já tenha algum conhecimento gráfico.

Algumas das vantagens desse software são, por exemplo:

  • Possui integração com outros softwares: Sendo uma das vantagens mais conhecidas do programa de editoração, se não a mais querida, o Illustrator interage com outras ferramentas, como o Photoshop e o InDesign, para diagramação de livros, e até mesmo com o Corel Draw.
  • Estabilidade do sistema: O Illustrator também é conhecido por ser um software que praticamente nunca trava, possuindo uma estabilidade maior que o Corel Draw, por exemplo, proporcionando maior segurança e confiança do usuário.
  • Maior gama de recursos: Os recursos disponíveis no Illustrator, como efeitos, edição 3D, contorno, preenchimento e outros, são com certezas grandes vantagens do software, proporcionando mais funcionalidades ao profissional.

Entretanto, assim como possui vantagens, tem suas desvantagens também, como por exemplo:

  • Interface complexa: Diferentemente do Corel Draw, que possui uma interface mais intuitiva e fácil de o profissional compreender o funcionamento, para usar o Illustrator, é necessário um maior conhecimento técnico, e até mesmo persistência para acostumar-se com as funcionalidades. Para quem não usa nenhum outro programa da Adobe, a dificuldade se torna ainda maior.
  • Necessidade de um hardware de alto desempenho: Por ser um programa de alto desempenho, é mais pesado e exige um hardware de alto desempenho para ser executado, o que pode ser um obstáculo para muitos conhecerem o seu funcionamento.

4 – Inkscape

Por fim, nossa última dica é o Inkscape. Trata-se de uma ferramenta gratuita e livre de edição de imagens vetoriais que promete facilidade e praticidade na criação de estampas criativas que podem ser salvas em diversos tamanhos e formatos sem que haja perda de qualidade.

Algumas vantagens do InkScape são, por exemplo:

  • Gratuito;
  • Possui código aberto, caso você seja programador(a), poderá inspecionar o código fonte e modificá-lo para melhorar a experiência de outras pessoas;
  • Fácil de aprender e usar;
  • Salva os arquivos diretamente em SVG;
  • etc.

Entretanto, também possui algumas desvantagens, como por exemplo:

  • Não há CMYK: ainda não existe um suporte para esse formato de cores, o que acaba limitando o uso do software para criação de layouts de impressão;
  • Interface: Apesar de ser um software descomplicado de entender o funcionamento, sua interface deixa bastante a desejar, sendo mais poluída, o que melhorou um pouco com a versão 1.0.
  • Instabilidade: O programa é mais instável, muitas vezes até mesmo fechando sem avisar, podendo perder o progresso de algum projeto.

Esperamos que você tenha entendido as principais questões sobre a ferramentas para estamparia, para que servem, quando usar e as perguntas mais frequentes sobre o assunto, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar! 

Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário