algodão fio 30.1

Algodão fio 30.1: quais são as características e nível de qualidade?

Quando se trata de camisetas personalizadas, é muito comum que as pessoas se questionem a respeito do material usado. Afinal, existem inúmeras opções de malhas e tecidos no mercado que se diferem em relação às suas características, preços e vantagens e é necessário que você defina qual é a mais indicada para o seu objetivo. Qual tecido escolher? Algodão? Poliéster? No caso do algodão, o algodão fio 30.1 é mesmo o mais indicado?

Enfim, pensando nas principais questões que causam dúvidas nos consumidores em relação aos tecidos das camisetas personalizadas, resolvemos reunir aqui algumas perguntas frequentes para esclarecimento. Esse assunto te interessa? Então vem com a gente e continue a leitura! 😊

Quais são os tipos de malha mais usado para camisetas personalizadas?

O primeiro passo a ser considerado na hora de escolher o tecido que deseja para a sua camiseta personalizada é em relação ao tipo de malha. Este pode ser: malha cardada, malha penteada, malha fria, helanca (ou cacharrel), polo tradicional, dry poliéster ou dry poliamida. Veja as principais características de cada uma delas:

  • Malha cardada: a malha cardada é tecida inteiramente com fios de algodão a fim de oferecer conforto e um toque agradável, além de permitir a troca de calor. Entretanto, por ter fibras mais curtas, ela pode ser mais propensa na formação bolinhas (pilling) e irregularidade (neps) com o passar do tempo. Com espessura do fio entre 24.1 a 28.1, a malha cardada é muito utilizada em camisetas para uniformes, eventos, cursos e brindes;
  • Malha penteada: assim como a malha cardada, a malha penteada é tecida com fios de algodão, sendo bastante confortável e com toque agradável. Porém, ela oferece ainda mais qualidade, maciez e conforto à peça por passar em um sistema penteado que retém as fibras curtas e impurezas, aumentando assim a sua durabilidade e resistência. É muito utilizada para camisetas em linhas especiais, uma vez que costuma ter um preço mais elevado do que a malha cardada, e a espessura do fio é, em sua maioria, algodão 30.1;
  • Malha fria: a malha fria é composta por viscose (67%) e poliéster (33%) e suas principais características são: não desbota, possui pouco fator de encolhimento, tem toque acetinado, pouca tendência ao pilling e grande durabilidade. É muito indicada para uniformes e é mais usada em épocas frias, já que, diferente da malha cardada, a malha fria não retém muito suor;
  • Cacharrel ou helanca: a cacharrel ou helanca possui baixo custo e é muito utilizada para a confecção de abadás e camisetas para eventos. A impressão ideal para esse tipo de malha é a sublimação;
  • Polo tradicional ou piquet PA: essa é uma malha muito utilizada para uniformes e eventos e tem em sua composição algodão (50%) e poliéster (50%). Dentre suas características, podemos destacar: alta durabilidade, boa aparência e baixo fator de encolhimento;
  • Dry poliéster: esse é um tipo de malha indicado para camisetas com fins esportivos. Afinal, a sua estrutura permite muito conforto mesmo durante atividades com alta transpiração e ainda é confortável, tem boa durabilidade e bom caimento.
  • Dry poliamida: o dry poliamida, assim como o dry poliéster, também é indicado para fins esportivos. Além de ser confortável e facilitar na transpiração, o dry poliamida ainda auxilia na movimentação e no rendimento do atleta, sendo considerada a melhor opção para essa finalidade.

E a composição da malha, como elas são?

Te contamos anteriormente quais são os principais tipos de malha disponíveis no mercado. Agora veja a seguir quais são as composições e suas características:

  • Fio 100% algodão: referem-se às malhas naturais e confortáveis, que permitem a transpiração natural do corpo humano;
  • Combinação de fios naturais e fios sintéticos: referem-se às malhas que possuem combinação de fios, por exemplo: fios naturais (algodão) e fios sintéticos (poliéster e viscose);
  • Malha ecológica: referem-se às malhas que mesclam fio 100% algodão com um fio sintético que é produzido a partir de reciclagem de garrafa pet. Suas principais características são: a maciez e o grande apelo à preservação do meio ambiente.

Em relação à espessura do fio de algodão, quais são as disponíveis e qual a diferença entre elas?

espessura do fio de algodão 30.1

Foto por Freepik

Veja abaixo as opções de espessura do fio de algodão disponíveis e as principais características que os diferem:

  • Fios 24.1, 26.1 e 28.1: é bom você ter em mente que, quanto menor a numeração do fio, mais grosso ele será. E isso significa que menor será a sua qualidade. Além disso, as malhas de algodão nessas espessuras não são encontradas na opção fio penteado, o que aumenta a probabilidade de bolinhas e irregularidades na peça, diminuindo assim a sua durabilidade;
  • Fio 30.1: essa é a melhor opção quando se trata de conforto, espessura e maciez e pode ser encontrada tanto na opção cardada, como na opção penteada (que garante maior durabilidade à peça). Com isso, é a melhor opção para a confecção de camisetas premium e com maior durabilidade;
  • Fios 40.1 e 50.1: ainda que possuam qualidade excelentes, os fios de algodão 40.1 e 50.1 podem acabar sendo transparentes, o que dificultam um pouco o seu uso e fazem com que eles sejam mais utilizados para peças como lingerie e roupas de cama.

Camiseta algodão fio 30.1: características e benefícios

Bom, como você pôde ver, quando se trata de tecidos para camisetas, existem realmente diversas opções disponíveis no mercado que se diferem em relação a sua qualidade, preço e durabilidade que precisam ser avaliadas de acordo com a sua necessidade.

Entretanto, uma das que mais se destacam e com certeza te deixará muito satisfeito(a) com o resultado é a camiseta algodão fio 30.1.

Aqui na Disque Camisetas a camiseta algodão fio 30.1 está disponível em duas versões. São elas: Camiseta Clássica Open End e Camiseta Premium, ambas com altíssima qualidade para lhe atender. Veja a seguir:

  • Camiseta algodão fio 30.1 clássica: a camiseta clássica refere-se a uma malha 100% algodão com espessura 30.1. Possui excelente qualidade, durabilidade, conforto e ainda dá sensação de frescor aos dias de temperaturas elevadas, entretanto, a camiseta algodão fio 30.1 clássica open end não possui tratamento da penteadeira, o que possibilita a presença de fibras curtas que aumentam a chance de bolinhas e irregularidades na peça.
  • Camiseta algodão fio 30.1 premium: já a camiseta de algodão fio 30.1 premium possui todos os benefícios encontrados na camiseta clássica: é confeccionada com tecido de alto padrão, é confortável, durável, dá sensação de frescor nos dias quentes e tem alto padrão para camisetas premium. Além disso ainda passa pelo processo de penteadeira, um processo que visa reduzir consideravelmente as fibras curtas da malha, aumentando assim sua resistência e conforto. Ou seja, para nós, essa é a melhor opção quando se trata de malha para camisetas personalizadas.

Qual é a melhor impressão para camisetas em algodão fio 30.1?

Em relação aos tipos de impressão, podemos perceber que existem diversas opções disponíveis no mercado que se diferenciam no que se diz respeito aos tecidos compatíveis, custo x benefício, durabilidade, entre outros.

Para as camisetas de algodão, o tipo de impressão mais adequado é a serigrafia (silk screen), que se refere a um processo de impressão realizado através de um estêncil em que a tinta é prensada por um pequeno cirvo até um substrato.

Dentre as vantagens dessa técnica de impressão podemos citar:

  • Fácil personalização;
  • Alta resistência e durabilidade;
  • Baixo custo, principalmente para altas triagens;
  • Pode ser impressa em tecidos escuros

Bom, como você pode perceber, existem diversas características que você deve avaliar na hora de escolher qual é o melhor tecido e tipo de impressão ideal para a sua camiseta personalizada. Lembre-se de se questionar sobre o seu objetivo com a camiseta: quanto você deseja investir? Qual a sua finalidade? É para uso em um evento específico ou para o dia a dia (como é o caso dos uniformes empresariais)? Todas essas respostas te ajudarão a definir se você precisa, de fato, de um material mais durável e de alta qualidade ou se um produto com bom custo x benefício (como as camisetas em helanca) te atenderá.

Se porventura um dos seus maiores desejos for garantir qualidade, resistência e durabilidade para o seu produto através de um material premium, não tenha dúvidas de que as camisetas em algodão fio 30.1 é a melhor opção disponível para você. Com ela você garante tudo o que há de melhor em camisetas personalizadas para que você possa usá-la diariamente, sem que a peça perca qualidade rapidamente. Temos certeza que você ficará muito satisfeito(a) com a aquisição.

No mais, esperamos que você possa ter compreendido os principais aspectos no que diz respeito o algodão fio 30.1. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este tema, não deixe de comentar aqui que nós te esclarecemos.

Ah, e se quiser saber como a Disque Camisetas pode te auxiliar na aquisição de camisetas de qualidade para você ou para a sua empresa, basta clicar aqui para nos conhecer e entrar em contato conosco. Estamos à disposição!

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre camisetas e estamparia. Te esperamos por aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta