como definir público-alvo

Como definir público-alvo para estamparias?

Você sabe o que é público-alvo e como esse conceito pode interferir diretamente no sucesso do seu negócio? Pensando nisso, preparamos um post completo para esclarecer algumas dúvidas e ajudá-lo a definir, de maneira certeira, qual o público-alvo da sua estamparia. Acompanhe!

O conceito de público-alvo

O público-alvo, ou mercado-alvo, nada mais é do que um conjunto de pessoas com características similares ao qual um negócio está direcionado. 

Vale ressaltar que o público-alvo não configura, necessariamente, o montante de clientes que irá de fato adquirir um produto ou serviço oferecido pela empresa. Esse é um conceito de caráter muito mais geral. 

Em vez disso, podemos dizer que essa será a parcela de pessoas que possuem uma maior pré-disposição a fecharem um contrato com você. Assim, é necessário que suas estratégias e campanhas de marketing estejam alinhadas a esse grupo.

Afinal, que sentido há em criar anúncios para atingir mulheres da terceira idade, por exemplo, se a sua loja de camisetas produz abadás para festas universitárias? Nenhum, pois o público-alvo de seus produtos não contempla essa faixa etária!

Por isso, preparamos algumas dicas valiosas para auxiliá-lo.  Confira a seguir!

Como definir o público-alvo

1# Entenda o mercado

Primeiramente, é preciso que você analise o mercado em que está inserido. Para isso, coloque-se no lugar de seus consumidores e busque entender quais são suas preferências e necessidades. 

Além disso, procure investigar como é a atuação da concorrência. Qual o diferencial deles? Quais pontos podem ser melhorados? Como são elaborados seus anúncios? Quais os principais canais de comunicação que utilizam?

Por fim, esteja por dentro das tendências atuais, acompanhe os noticiários, visite exposições, feiras de negócios entre outros. Isso o ajudará a manter-se atualizado e a descobrir novos jeitos de atrair outros consumidores.

2# Faça pesquisas

Não se guie pelo que você “acha” que é o melhor a se fazer. Lembre-se que, para obter um resultado preciso, é importante ter dados reais, de clientes reais

Nesse sentido, os questinários e formulários online são ótimas ferramentas. Abuse de sites como o Typeform, Google Forms e Survey Monkey para conseguir resultados ainda mais efetivos. 

Outra opção é buscar dados provenientes dos institutos de pesquisas. O Serasa Experian e o IBGE, por exemplo, contam com uma grande base de dados que ajudarão a entender e traçar melhor o perfil de seus consumidores. 

3# Delimite seu público

Sabe aquele ditado que diz que não podemos “abraçar o mundo”? Pois bem, ele também se aplica às estratégias de marketing!

Um dos principais erros na elaboração de uma campanha é o de tentar atingir o maior número de pessoas possível. Ao tentar fazer isso, você corre o risco de acabar não agradando a quase ninguém.

Ademais, quando se sabe exatamente para onde “mirar”, as chances de acertar o alvo são muito maiores. Portanto, procure adotar critérios específicos para delimitar seu público, como os elencados a seguir:

  • Demográfico: Gênero; Idade; Renda; Nível de educação; Estado civil.
  • Geográfico: em qual região seus clientes moram?
  • Tipo de consumidor: o produto que você vende é destinado a pessoas físicas ou jurídicas?
  • Geração: a qual geração a maioria de seus consumidores pertence? Geração X, Millenial, Z ou Baby Boomer?
  • Ciclo de vida: seu público é predominantemente casado ou solteiro? Já possui filhos, netos? 

Levando em consideração todos esses aspectos, com certeza será muito mais fácil de definir o público-alvo de sua estamparia! Esperamos que tenha aproveitado as dicas e que continue acompanhando nossos posts

 

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