telas de serigrafia empilhadas

Como higienizar telas de serigrafia

Quem trabalha com impressão em serigrafia precisa saber que é extremamente importante higienizar as telas de serigrafia para manter a qualidade nas impressões. Isso porque realizar o uso excessivo das telas sem fazer a higienização ideal pode acabar ocasionando um impacto considerável nas despesas do negócio, bem como na qualidade final da peça.

Entretanto, não são todas as pessoas que sabem o que tem, de fato, que ser feito durante o processo de higienização. E foi pensando nisso que criamos o post de hoje: para te ajudar na limpeza das suas telas de serigrafia a fim de aumentar sua vida útil e a qualidade de suas impressões.

Esse assunto te interessa? Então vem com a gente e continue a leitura!

4 passos necessários na higienização das telas de serigrafia

telas de serigrafia empilhadas

Dicas de como limpar telas de serigrafia.

Para higienizar as telas de serigrafia de maneira correta e segura, é ideal que você siga o passo a passo abaixo. Veja só:

1º passo

Logo após realizar o processo de serigrafia, é ideal que você aplique, juntamente a tela de serigrafia, um produto de limpeza a base de alcalina. Este produto deve ser diluído em água e, para realizar sua aplicação, você precisa utilizar uma esponja para garantir que a tela não será danificada.

E lembre-se: durante este processo o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) é indispensável, uma vez que a composição do produto pode ser nociva â saúde. Portanto, são equipamentos indispensáveis para esse momento: avental, luvas de borracha, óculos protetores, máscara e protetor auricular.

2º passo

Feito isso, você deverá deixar a solução de produto alcalino e água agindo por 30 minutos. Em seguida, retire o excesso de água com a utilização de um jato d’água ou esguicho, assim você garantirá que a remoção acontecerá de maneira uniforme, sem que fique nenhum resíduo de produto nas telas de serigrafia.

3º passo

Chegando ao terceiro passo, você deve aplicar sabão neutro em sua tela que, nesse momento, já está pré lavada. Essa é uma etapa muitíssimo importante, uma vez que o sabão neutro tem o objetivo de neutralizar os danos que o produto alcalino possa ter deixado na tela, garantindo que ela não será danificada. Portanto, atente-se de esfregar muito bem as telas, novamente com o auxílio de uma esponja.

4º passo

Por fim, é hora de enxaguar a tela novamente e esperar até que a mesma seque completamente. Neste processo é importante deixá-la em um ambiente bastante arejado para evitar que a madeira sofra danos.

Quando perceber que a tela está 100% seca, ela já estará pronta para ser utilizada em um novo processo de impressão! E lembre-se: esse procedimento de higienização de telas de serigrafia deverá ser realizado periodicamente para manter a qualidade dos seus materiais.

E aí, conseguiu compreender como funciona o processo de higienização das telas de serigrafia? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

No mais, caso queira continuar acompanhando mais dicas e informações para a sua estamparia, basta ficar de olho em nosso blog. Te esperamos por aqui em nossos próximos posts!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta