telas de serigrafia empilhadas

COMO HIGIENIZAR TELAS DE SERIGRAFIA

Por Marcelo Suman

As telas de serigrafia necessitam de cuidados especiais principalmente pela exposição a compostos químicos insolúveis em água e substâncias oleosas que estão presentes nas tintas. O uso excessivo das telas sem a devida higienização, pode causar um impacto considerável nas despesas do seu negócio. Visto que os recursos que poderiam ser aplicados em outras finalidades, terão que ser usados na manutenção e compra de telas.

Call to action Manual Definitivo de Malhas

Também conhecidas como telas de cromia, as telas de serigrafia são formadas por uma tela de poliéster fixada a uma estrutura de madeira. Por serem compostas por materiais distintos, a higienização deve ser realizada em etapas. Dessa forma é possível limpa-las de maneira uniforme sem danificar as peças.

Veja as etapas de higienização abaixo:

telas de serigrafia número 1Primeira Etapa

O primeiro passo após o processo de Serigrafia ser feito é aplicar na tela um produto de limpeza composto por base alcalina. É essencial que você dilua o produto em água na proporção 1/9. Ou seja, se você for usar 100ml do produto precisará diluí-lo em 900 ml de água. Após dosar a substância, o produto pode ser aplicado utilizando uma esponja para não danificar a tela.

Mas atenção! O uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório, devido a composição do produto ser nociva à saúde. Portanto recomendamos que você use avental, luvas de borracha, óculos protetores, máscara e protetor auricular para limpar as telas.

Segunda Etapa

Logo depois da aplicação recomendamos que você deixe o produto agir sobre a tela por 30 minutos. Em seguida utilize um jato de água ou esguicho para remover o produto e o excesso de tinta. Da mesma forma que o produto é importante, a pressão da água é fundamental nesse processo. Através dela é possível remover, de maneira uniforme, todos os resíduos durante a higienização.

 

Terceira Etapa

Com o auxílio de uma esponja, a próxima etapa é aplicar sabão neutro sobre a tela já pré lavada. Com o uso do sabão neutro é possível neutralizar os danos que o produto com base alcalina pode causar às telas. Em outras palavras, mesmo que o produto seja fundamental na higienização, seu excesso pode danificar consideravelmente as telas. Portanto, esfregue muito bem a esponja sobre toda a tela, até ter certeza que o produto foi removido.

 

Para finalizar

Enxague a tela de serigrafia novamente e deixe-a secar. É importante que ela fique em um ambiente bem arejado, para que a madeira não sofra danos com o tempo. Após estar completamente seca, a tela de serigrafia estará pronta para ser guardada e reutilizada para seu próximo trabalho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta