Fazer a contabilidade de sua loja é importante para manter as contas em dia.

Como fazer a contabilidade de uma loja sem errar

Como fazer a contabilidade de uma loja sem errar

Para abrir uma loja, a primeira coisa que você deve pensar é no seu plano de ações. E, dentro dele, é preciso incluir a contabilidade. Ou seja, definir bem como vai fazer o controle de toda a movimentação financeira de seu negócio.

Nesse sentido, estamos aqui para te ajudar e dar o pontapé inicial. Veja agora as vantagens de ter o controle das finanças e também como fazer a contabilidade sem errar.

Qual é a importância de fazer a contabilidade da loja?

Não importa se você tem uma loja virtual que opera sem estoque ou uma loja física. O mais importante é entender que todo negócio seja grande ou pequeno, virtual ou físico, precisa ter o controle de toda a movimentação financeira. Isto é, precisa saber o que entra e sai de dinheiro.

Desse modo, fazer o controle contábil garante que você:

  • identifique os gargalos e possa cortar gastos
  • tenha um aumento da eficiência de sua gestão
  • possa calcular seu ROI
  • esteja dentro da lei, de acordo com seu regime tributário

Como fazer a contabilidade sem errar

É bastante fácil de fazer a contabilidade de uma loja e não errar.

O controle contábil pode ser feito por meio de um software. Foto: Unsplash / Austin Distel

Diante de tudo que já dissemos, é fundamental saber por onde começar, não é mesmo?

Para início de conversa, você precisa separar o dinheiro da empresa do seu dinheiro. Em outras palavras, nunca misture o seu dinheiro com o que é da empresa. Apesar da loja ser sua, você precisa se ver e agir como um funcionário e deve ter um salário fixo.

Depois que fizer isso, pode começar, de fato, o controle contábil. Vamos lá!

1- Regularize a sua situação

Em primeiro lugar, você precisa entender qual é a natureza jurídica do tipo de loja que pretende abrir. Depois disso, precisa definir seu porte e também o regime tributário.

Para fazer isso da melhor forma possível, é essencial contar com a ajuda de um contador. Se o seu orçamento é pequeno, saiba que hoje em dia, você já tem esse tipo de serviço online por preços acessíveis. Esse custo pode ser considerado um investimento na saúde financeira da sua futura loja.

2- Tenha um planejamento financeiro

Esse plano vai ajudar você a traçar metas e ter objetivos mais claros na hora de conduzir o negócio. Veja aqui como fazer um bom planejamento financeiro.

3- Controle o fluxo de caixa

Ou seja, saiba exatamente o quanto entra e sai de dinheiro da loja. Além disso, você precisa saber de onde vem e para onde está indo seu dinheiro. Nesse sentido, vale investir um tempo e fazer uma planilha no Excel, ou então, adotar um software para isso.

4- Tenha uma rotina contábil

Que, em outras palavras, significa adotar o controle contábil como uma prática da empresa. Desse modo, você automatiza a tarefa de anotar todas as movimentações financeiras e, com o tempo, passa a ser uma prática normal.

Você pode começar anotando na planilha ou software as movimentações e agendar um dia por semana para verificar se está tudo certo.

Por fim, fazer a contabilidade pode ser mais fácil do que imagina. Por isso, invista em aprendizagem, se atualize e esteja sempre de acordo com a lei. Isso vai fazer com que seja mais tranquilo administrar sua loja.

Ademais, antes de ir, não esqueça de comentar como você faz o controle contábil da sua loja!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta