logo para estamparia

Logo para estamparia: como definir uma logo atrativa

O logo é, sem sombra de dúvidas, um elemento que serve para fixar a marca da estamparia na mente dos clientes, e por isso, jamais deve ficar em segundo plano.  Não existe uma fórmula pronta para definir uma logo criativa, entretanto, alguns passos devem ser seguidos para garantir o melhor resultado.

Qual é a importância da identidade visual para a estamparia?

Assim como não conseguimos decolar em um voo sem a carteira de identidade, uma estamparia não decola com seu crescimento sem ter uma identidade visual, pela qual será conhecida. Uma série de passos precisa ser seguida para que um logo de qualidade seja criado, mas o mais importante é deixar a criatividade e a originalidade fluírem nesse momento, seja você mesmo fazendo ou em conjunto com um designer.

Como definir uma logo atrativa para a estamparia?

logo para estamparia

Dicas logo para estamparia. | Imagem: Freepik

Tenha consciência plena do seu negócio

Antes de começar a planejar a logo da estamparia, algo que deve estar bem definido é a consciência do seu negócio, a essência que move a empresa: seu público-alvo, nicho, objetivos e até mesmo inspirações, etc. Logo, para que a logo expresse mais do que apenas um símbolo, e sim a essência, fazendo com que os clientes lembrem dos seus serviços, e ainda mais do que isso, dos resultados, é necessário ter em mente a essência e os objetivos da empresa.

Busque inspirações, mas seja original

As inspirações são necessárias para estimular a criatividade e até mesmo para conseguir tirar aquela ideia da mente direto para o papel, e assim, ser colocada em ação. Entretanto, a originalidade será o diferencial da sua marca, e cópias podem trazer muitas consequências difíceis, até mesmo jurídicas. Por isso, procure se inspirar mas não usar elementos que estejam inseridos em outras marcas e logos.

Faça um brainstorming e depois um briefing

Depois de colocar os dois passos acima em prática, um brainstorming é uma ótima maneira de descarregar todas as ideias, para depois filtrá-las e organizar da melhor forma.

O brainstorm consiste em literalmente uma chuva de ideias, em que você irá colocar em papel ou em um bloco de notas todas as ideias e inspirações que vem a sua cabeça, deixando a mente livre para depois apenas executar a tarefa. Após concluir esse processo, faça um briefing (mesmo que não haja profissionais ou terceiros envolvidos na confecção da logo), para usar como base na hora do esboço.

Esboço

Uma das partes mais importantes chegou! O esboço é o início, é o embrião que dará forma a logo, assim que for desenvolvido. Nesse momento, você pode fazer mais de um esboço, para depois desenvolver o que mais houver afinidade com a proposta da marca, ou até mesmo fazer uma logo híbrida de duas ideias esboçadas. Nessa hora não há regras, deixe a criatividade fluir!

Desenvolva

Após ter os esboços prontos, poderá escolher o que melhor se comunica com a proposta da marca e finalmente desenvolver o protótipo, a primeira versão. Sabemos que é muito difícil começar algo do zero e usar a primeira versão de cara, não se cobre tanto. Dê o melhor de si!

Peça opiniões e veja a logo aplicada em algum material

Com a primeira (ou as primeiras) versão desenvolvida, peça a opinião de profissionais de sua confiança e pessoas que estão acompanhando o processo de desenvolvimento da estamparia, pois quem vê de fora muitas vezes pode contribuir de forma significativa. Outra forma interessante de ter uma perspectiva diferente da logo é aplicando em algum material: desenvolvendo um flyer, um banner ou até mesmo um post para redes sociais que contenha a arte, para verificar como fica o resultado final.

Com isso, terá uma boa para saber se deverá fazer alterações ou não.

Faça alterações necessárias

Após a percepção e validação, não deixe lacunas de tempo, faça as correções necessárias com as ideias ainda frescas na mente, assim, você garante não perder nada importante.

Desenvolver uma logo atrativa pode parecer uma missão complicada muitas vezes, mas com alguns passos sendo seguidos da forma correta, com certeza tudo se descomplica e coopera para o crescimento da estamparia.

Esperamos que você goste das dicas de como desenvolver uma logo atrativa para que serve, caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco nos comentários, que nós vamos te ajudar!

Para saber mais novidades sobre o mundo da estamparia, técnicas e avanços na área, acompanhe nosso blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário