estampa por sublimação

Estampa por sublimação: saiba tudo sobre o assunto!

Quando nos referimos aos tipos de impressão para camisetas, existem alguns que se destacam quando o assunto é custo x benefício e qualidade. No entanto, durante esse processo não podemos deixar de evidenciar a estampa por sublimação. Afinal de contas, esse é um dos tipos de impressão mais conhecidos e usados pelas estamparias devido aos seus benefícios.

Mas afinal, você sabe do que, de fato, se trata a sublimação? Quando você deve utilizá-la, como funciona o seu processo, quais são suas vantagens e desvantagens? É sobre isso que falaremos no nosso post de hoje. Então se esse assunto te interessa, basta continuar a leitura para conferir!

Estampa por sublimação: o que é?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o que significa o processo de sublimação. É um processo técnico de impressão que tem como finalidade estampar tecidos e outros materiais através de uma impressora com jato de tinta, um papel especial e uma prensa térmica.

Uma das suas principais características que podem ser observadas é que na sublimação os elementos passam do estado sólido ao estado gasoso diretamente, sem ser necessário passar pelo estado líquido. Ou seja, o desenho é impresso em um papel através da tinta sublimática e, neste processo, a tinta passará do líquido para o sólido, ela será prensada com o auxílio de uma prensa térmica juntamente à camiseta em altas temperaturas para que o estado sólido consiga virar vapor e penetrar na camiseta, garantindo total aderência.

Entretanto, embora a sublimação possua excelente qualidade de impressão e baixo custo, vale ressaltar que esse processo só funciona corretamente em camisetas brancas (no qual também pode ser aplicado em canecas, bonés e outros materiais).

A seguir, você poderá entender mais a respeito do passo a passo da impressão da estampa por sublimação, suas vantagens e desvantagens. Confira!

Passo a passo da sublimação

Bom, ao chegar aqui você já entendeu que a sublimação é um processo de impressão em que os elementos passam do estado sólido ao estado gasoso diretamente, correto? Pois bem. Mas aí você deve estar se perguntando, como isso, de fato, acontece?

É sobre isso que falaremos nesse tópico. Veja o passo a passo da estampa por sublimação para entender como funciona:

  • 1º passo: aqui consiste na preparação da impressão, em que você precisa preparar os materiais que você utilizará durante o processo. Ou seja, prepare as tintas, o papel sublimático e a impressora e deixe-os no jeito para o processo. No entanto, vale ressaltar que nesse momento a estampa já deve estar pronta, a qual deverá ser feita a partir de softwares gráficos ou solicitada diretamente para seu cliente.
  • 2º passo: em um segundo momento, você deverá configurar a estampa no programa específico para impressão. Lembre-se que uma das configurações mais importantes a se fazer é espelhar a imagem para que ela possa ser prensada corretamente.
  • 3º passo: feito isso, agora é hora de enviar o arquivo para impressão. Antes de dar continuidade, certifique-se que o papel e a tinta são adequados para impressão de estampa por sublimação.
  • 4º passo: após ter feito a impressão, é hora de realizar a prensagem no produto desejado, atentando a temperatura, tempo e pressão corretas.
  • 5º passo: feito isso, remova o papel sublimático ainda quente para que o processo possa ser realizado com sucesso.
  • 6º passo: pronto! A arte estará pronta. Caso você vá realizá-la em outras peças, é só repetir o processo aqui listado.

Quais são as vantagens da estampa por sublimação?

dicas sobre sublimação

O que é sublimação.

Citamos acima que a sublimação é um dos tipos de impressões mais famosos para o ramo gráfico, correto? Pois então… E conseguimos te explicar o motivo disso. Basta conferir, logo abaixo, quais são as principais vantagens de optar pela estampa por sublimação:

  • Possibilidade de personalizar estampar com imagens multicoloridas e fotos;
  • Processo rápido e facilitado: como vimos anteriormente, basta imprimir a matriz com tinta sublimática e prensá-la no objeto desejado;
  • Excelente custo x benefício, tanto para os revendedores, quanto para os clientes, tornando-o muito atrativo;
  • Grande variedade de objetos à disposição para impressão (como: tecidos, vidros, plástico e metal), portanto, vale ressaltar que estes precisam ser específicos para sublimação, ou seja, resinados.

E desvantagens?

No entanto, vale ressaltar que, como tudo na vida não são um mar de flores, a sublimação também possui desvantagens que devem ser consideradas na hora de avaliar esse processo de impressão para a sua estamparia. Confira a seguir quais são:

  • Possui cores e efeitos restritos ao que s pode obter através de uma impressora comum;
  • Não há disponibilidade de tinta branca, fazendo com que não seja possível realizar a personalização em objetos escuros;
  • Você precisará imprimir uma cópia da arte para cada objeto que deseja personalizar;
  • Não é possível criar efeitos especiais usando tintas metalizadas.

Tecidos para estampa por sublimação

Bom, agora você já sabe do que se trata a estampa por sublimação e quais são suas vantagens e desvantagens. Porém, há ainda uma questão essencial a ser levada em conta antes de definir se esse processo de impressão é ou não é indicado para você: os tecidos que você pode utilizar através da sublimação.

E nesse quesito, vale dizer que de forma geral o mais indicado são aqueles confeccionados de 100% poliéster e 100% poliamida, assim você garantirá a máxima qualidade da estampa e do produto como um todo. No entanto, você pode optar também por camisetas que tenham tecidos mistos, ou seja, aquelas que contam com, no mínimo, 60% de conteúdo de fibras sintéticas (poliéster ou poliamida) em sua composição.

Em tese, tecidos e algodão ou seda não poderão ser confeccionados a partir da sublimação, então caso você queira trabalhar com eles, deverá escolher outros métodos de impressão. Mas por outro lado, vale ressaltar que existem no mercado uma grande variedade de tecidos de alta qualidade que aceitam a sublimação como forma de impressão e que você pode aproveitar bastante disso, como por exemplo: dry, PP, helanca, tactel, cacharrel, cetim, microfibra, musseline, crepe, entre outros. Ah, e observe que, os tecidos podem mudar de nome de acordo com a sua regionalidade e não há problema com isso desde que você respeite o mínimo de 60% de fibra sintética conforme dissemos anteriormente aqui.

Vale a pena investir na sublimação na estamparia?

Por fim, com todas as questões abordadas nesse post, é provável que você já tenha conseguido entender do que se trata a estampa por sublimação. Mas se ainda lhe restam dúvidas se investir nesse processo é realmente vantajoso para a sua estamparia, ressaltamos que essa é uma resposta que cabe somente a você.

Para que a decisão seja mais fácil e coerente, lembre-se de responder algumas questões importantes, como: o investimento e custo x benefício da estampa por sublimação está dentro das minhas condições? O processo facilitado irá contribuir para a minha rotina? O fato de não aceitar tecidos e outros materiais escuros prejudicará? Os tecidos aceitos pela sublimação me atendem?

Enfim, essas são algumas das respostas que você precisa buscar antes de definir se a sublimação é, de fato, a sua opção de impressão ideal. Caso você ainda esteja em dúvidas, recomendamos que você busque informações a respeito de outras opções disponíveis no mercado. Assim, você garante que a sua escolha será ainda mais assertiva.

Mas de forma geral, nós da Disque Camisetas podemos dizer que a impressão por sublimação é sim uma excelente opção, que proporciona impressões de alta qualidade, otimização do tempo (por ser um processo facilitado), excelente custo x benefício e, na grande maioria das vezes, boa lucratividade aos revendedores. Mas não se esqueça: avaliar as suas necessidades pessoais é muito importante na tomada de decisão!

Conclusão

E aí, conseguiu compreender do que se trata a estampa por sublimação? Esperamos que sim! Vale ressaltar que essa é uma das opções que você pode optar para a sua estamparia, sempre se atentando às suas características e benefícios, para garantir que as mesmas conseguirão atender a todas as suas expectativas.

E claro, caso você tenha interesse em encontrar um bom fornecedor para a sua estamparia para garantir produtos de qualidade e com excelente custo, não deixe de conhecer a Disque Camisetas. Somos uma empresa com mais de 25 anos de mercado que oferece diversas opções de camisetas para revendedores. Entre em nosso site para saber mais a respeito dos nossos produtos e entender o que podemos fazer por você!

No mais, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, comente aqui que nós te esclarecemos. E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de camisetas e estamparia como essa. Nos vemos em breve!

Equipe Disque Camisetas

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta