gestão de mídias sociais

Gestão de mídias sociais: por onde começar

Gestão de mídias sociais: por onde começar

Já não é mais segredo para ninguém que, seja qual for a sua empresa, ela precisa estar presente nas mídias sociais. Mais do que nunca, para competir em pé de igualdade com seus concorrentes, você precisa fazer uma boa gestão de mídias sociais.

Para que isso seja possível, vale criar uma estratégia multicanal e estar presente em mais de uma mídia ao mesmo tempo. No entanto, como vamos te mostrar, você não precisa atuar em todas elas. Afinal, são muitas e cada uma tem seus propósitos e usuários.

Por isso, para aprender por onde começar a fazer a gestão de suas mídias sociais, fique com a gente!

O que é gestão de mídias sociais?

Defina como fazer a gestão de mídias sociais antes de começar a agir de modo impulsivo.

Você pode estar em várias mídias sociais ao mesmo tempo. Foto: Pexels / Tracy Le Branc

Antes de mais nada, precisamos explicar o conceito por trás do gerenciamento de mídias.

Ele nada mais é do que um conjunto de ações tomadas para gerenciar e organizar as redes sociais do negócio. Nesse sentido, a gestão tem o objetivo de informar e comunicar o potencial cliente a respeito de seu negócio.

Mas fique atento, mais do que publicar produtos para vender, a gestão envolve vários outros passos como saber quem é seu público, como interagir com ele e monitorar tudo que acontece.

Por onde começar a gestão de mídias sociais?

Atualmente, não basta só estar presente em uma mídia social para garantir sucesso. Você precisa usá-la para atrair seu público e fidelizá-lo.

Para que isso aconteça, sua marca precisa se posicionar no mercado de modo estratégico e criar uma reputação confiável. Nesse sentido, seu conteúdo deve ser autêntico e identificado com o público que você pretende atingir.

Na hora de pensar na gestão de mídias, de nada adianta expandir sua marca em todos os canais possíveis. Isso porque seu público geralmente vai estar concentrado em dois ou três canais. Para saber onde estão seus clientes, você pode ir pelo método de tentativa e erro ou então estudar mais o mercado e ver onde o perfil desejado se encaixa.

Enfim, depois de definir esse começo, que podemos chamar de passo zero, veja os outros passos que pode tomar:

5 dicas de como começar

Monitore o desempenho de sua gestão de mídias.

Monitore o desempenho de sua campanha. Foto: Unsplash / Karsten Winegeart

5 passos de como fazer:

  1. Defina a sua marca e seu público alvo. Para isso, entenda onde você está no momento e onde pretende chegar com sua estratégia de gestão.
  2. Crie um planejamento. Ou seja, tenha um objetivo bem definido e estude qual é a melhor forma de gestão de mídias sociais para atingi-lo. Monte um plano de ação e um cronograma para fazer as postagens em cada uma delas.
  3. Coloque em prática. Aqui é a hora da ação: produzir conteúdos, gerir cada um deles, fazer a publicação e interagir com os leads.
  4. Monitore de perto. Sempre acompanhe o que está acontecendo nas campanhas: qual é o engajamento que elas estão gerando. Nesse sentido, cada rede social tem uma maneira diferente de medir isso.
  5. Analise e crie novas ações. A partir do que for monitorado, analise todos os dados de suas campanhas. Nesse ponto, você precisa cruzar seus objetivos com os resultados alcançados. Depois, analise se está tudo saindo bem ou não. Logo em seguida, crie planos de ações para os pontos falhos e defina como prosseguir.

Enfim, esses são os primeiros passos para quem está começando a gestão de mídias sociais. Também é válido investir num blog para que seus clientes conheçam melhor sua marca e produtos, como a Disque Camiseta já está fazendo.

Para qualquer dúvida, não exite em nos contatar!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta