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Inbound marketing: qual é a melhor estratégia para lojas online?

Segundo uma pesquisa divulgada pela E-commerce Trends 2017, as lojas virtuais que adotam uma estratégia sólida de inbound marketing conseguem conquistar até 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes do que quem não tem este hábito. Ou seja, essa é uma medida essencial para quem deseja se destacar no mercado.

Mas afinal, quais são as melhores estratégias de inbound marketing para lojas online? Por onde devo começar? Criamos esse post para te ajudar a esclarecer essas questões. Confira a seguir!

O que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing refere-se às estratégias de marketing de criação e compartilhamento de conteúdo valioso que tem como objetivo comunicar-se com o potencial cliente da empresa de maneira direta, criando um relacionamento duradouro.

Através do Inboud Marketing, os clientes começarão a ser atraídos pela mensagem que está sendo passada e com a garantia de uma interação aberta e constante.

Benefícios do Inbound Marketing para as lojas online

Através do Inbound Marketing as empresas terão mais visibilidade e atrairão mais clientes. Porém, esses não são os únicos benefícios. Veja o que as lojas online que investem em Inbound Marketing terão:

  • Alcance do público certo: através de uma estratégia de Inbound Marketing bem feita, as chances de alcançar o público certo é alta. Além disso, você terá a chance de atrair o público que esteja realmente interessado em seus produtos, aumentando a taxa de conversão;
  • Aproximação com clientes: por entregar conteúdos de relevância ao público-alvo, o Inbound Marketing tende a aproximar a empresa de seus clientes, garantindo uma comunicação de confiança e direta;
  • Ciclo mais curto de vendas: ciclo de vendas é considerado o tempo em que a empresa gasta desde o primeiro contato com o cliente até o momento do fechamento da venda. Com o Inbound Marketing, os clientes costumam tomar a decisão de compra mais rapidamente, fazendo com que o ciclo de vendas seja menor;
  • Diminuição de custos: o Inboud Marketing para lojas online é consideravelmente mais barato do que as soluções tradicionais (como por exemplo os anúncios) e isso faz com que as empresas que optam por essas estratégias tenham diminuição de custos;
  • Ticket médio maior: com leads mais qualificados e informados durante o processo, eles sentirão mais confiança para adquirir o produto e/ou serviço e, com isso, o ticket médio da empresa aumentará.

Estratégias de Inbound Marketing para lojas online

benefícios do inbound marketing

Agora que você já sabe do que se trata o Inbound Marketing e quais são os principais benefícios para as lojas online, é hora de aprender quais são as estratégias que você deve adotar. Veja abaixo:

Marketing de Conteúdo

O conteúdo é a principal estratégia de Inbound Marketing para lojas online e pode ser utilizado em qualquer etapa do funil. Ele gira em torno da produção e divulgação de uma série de conteúdos diferentes que possuem propósitos e estratégias específicos de acordo com a etapa do funil que o cliente esteja podendo atrair, converter e encantar os clientes e potenciais clientes da loja.

Para que a estratégia dê certo, a empresa precisará seguir alguns passos essenciais, como: criação de persona, pesquisa de palavras-chave (SEO), definição de pautas relevantes e outros.

Blog

O blog é considerado uma excelente porta de entrada para que os potenciais clientes conheçam a loja. Portanto, o conteúdo apresentado ali deverá ter intuito de atração, entendendo quais são as necessidades e desejos da persona e entregando conteúdos semanais de qualidade.

Site

O site é considerado o cartão de visitas virtual de qualquer loja. Portanto, assim como o blog é importante para vender o conteúdo e aproximar o seu público, o site torna-se importante para vender o produto em si. Crie um site que seja atraente, que tenha as informações bem claras e com um design responsivo, isso faz toda a diferença para a atração e conversão dos seus leads.

Mídias Sociais

O papel das mídias sociais é essencial para espalhar seu conteúdo e para fortalecer a marca junto ao seu público através de uma comunicação direta e imediata. Através delas, você consegue receber feedback em tempo real e isso contribui para que você saiba o que está dando certo e o que está dando errado para corrigir suas estratégias e para garantir um relacionamento cada vez mais assertivo.

Um dos principais objetivos das redes sociais é aproximar e interagir com os clientes. Portanto, procure criar publicações diárias e humanizadas para que eles possam entender a essência da marca e se identificar.

SEO

O SEO para lojas online é uma ferramenta muito eficaz e econômica para impulsionar as vendas na internet. Ele trata-se de uma série de estratégias de otimização das buscas no Google, fazendo com que o seu tráfego seja mais maior e mais qualificado.

E-mail Marketing

E-mail marketing é uma das estratégias de Inbound Marketing mais tradicionais de todo o mundo. Ele visa manter a comunicação com os clientes ativa, estimular o interesse dos leads e garantir personalização na comunicação.

Portanto, sempre que possível crie uma campanha de e-mail marketing para comunicar seus clientes sobre as novidades e/ou promoções da loja ou apenas para parabenizá-los em seu aniversário, isso faz toda a diferença e garantirá que você não será esquecido por eles.

E aí, conseguiu compreender quais são as principais estratégias de Inbound Marketing para lojas online? Esperamos que sim. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de marketing e empreendedorismo. Te esperamos por aqui!

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