KPI

O que é KPI e como ele pode te ajudar a lucrar mais em 2021

O KPI, ou Key Performance Indicator, é um recurso extremamente útil para os gestores de qualquer negócio. Quer descobrir o porquê e como ele pode ajudá-lo a lucrar mais neste ano? Então confira nosso post. Boa leitura!

O que é KPI?

Em tradução livre para o Português, a sigla KPI significa Indicador-Chave de Performance e tem como principal finalidade avaliar o desempenho de uma empresa. 

Ao utilizá-lo, o gestor consegue mensurar se os objetivos traçados pela equipe estão, de fato, sendo atingidos. Dessa forma, é possível analisar quais as melhores medidas e decisões a serem tomadas para chegar aos resultados desejados.

O melhor é que essa é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, não importando o seu porte. Mas, para que realmente funcione, é necessário considerar as especificidades de cada negócio antes de escolher quais os tipos de KPIs serão implementados.

A seguir, elencamos alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de  fixar metas e estabelecer os indicadores de desempenho.

Como definir os KPIs?

O método SMART é um dos melhores e mais utilizados atualmente para auxiliar na criação de KPIs.

Advinda do inglês, essa é uma palavra composta por cinco terminologias importantes: S (specific/específico), M (measurable/mensurável), A (attainable/atingível), R (relevant/relevante), T (time based/temporal).

Nesse sentido, o primeiro ponto a ser considerado para definir um objetivo é que ele seja específico. Por isso, nada de ideias muito gerais. Em vez de fixar uma meta baseada apenas em “aumentar o lucro da empresa”, tente ser mais claro e menos genérico, por exemplo “aumentar o lucro em 15% através do site da empresa”. 

Além disso, a meta precisa ser mensurável por meio dos KPIs. Nesse sentido, ao elaborá-la, é importante ter em mente qual é o resultado almejado e qual o período de tempo que levará para ser atingido. 

Vale ressaltar que de nada adianta que a meta seja específica e mensurável, mas inalcançável. Assim, é necessário que o planejamento seja feito de forma realista, buscando propor objetivos atingíveis. Aqui, sugerimos analisar com cuidado a parte financeira da empresa e ouvir com atenção a opinião da equipe. 

A relevância também é uma questão muito importante. Ela poderá reduzir a motivação dos funcionários caso percebam que não há sentido em se esforçarem para alcançá-la.

Por fim, o aspecto temporal deve ser considerado. Isso porque, utilizando-o, será muito mais fácil de averiguar resultados e, se necessário, propor melhorias e realizar ajustes no plano estratégico.

De que forma o KPI pode me ajudar a lucrar mais?

Quando se tem um conhecimento preciso sobre quais são as áreas de uma empresa que necessitam de melhorias, as tomadas de decisões se tornam muito mais fáceis. 

Com a implementação dos KPIs, torna-se possível avaliar, a partir de dados reais, quais são os passos necessários para atingir o sucesso de um negócio e lucrar mais. 

Pode-se trabalhar com metas que condizem com a situação atual do mercado, otimizar processos, entender melhor o contexto financeiro da empresa e, consequentemente, reduzir gastos sobressalentes, além de muitas outras vantagens.

Agora que você já sabe da importância de implantar KPIs para melhorar a gestão de uma empresa, por que não começar hoje mesmo a colocá-los em prática?

Não deixe de ler nossos outros posts para mais dicas de empreendedorismo e planejamento financeiro

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta