benefícios do transfer

Transfer: o que é e em quais tecidos usar?

Quando se trata de tipos de impressão para camisetas, um dos mais usados pelas estamparias é o transfer devido aos seus benefícios que vão desde o baixo investimento até a possibilidade de tingir tecidos de diversas tonalidades.

Mas afinal… Você sabe do que se trata esse tipo de impressão, quais são suas vantagens e desvantagens e em quais tecidos ele pode ser utilizado? É sobre isso que falaremos aqui! Confira a seguir.

O que é o transfer?

Transfer, que vem da abreviação de “transferência”, é uma técnica de impressão em que é possível transferir a imagem de um papel para a superfície de variados tecidos, como é o caso das camisetas.

Ele é considerado um dos métodos mais simples e baratos para quem deseja atuar neste segmento, podendo ser feito através da máquina ou até mesmo manualmente.

Para garantir sucesso e qualidade durante o processo, é importante ter em mente que antes de pensar na qualidade da tinta, você deve se atentar ao papel utilizado. Isso porque o papel, juntamente a película especial que o acompanha é quem são os responsáveis pela fixação da imagem no tecido, garantindo que a transferência será realizada com sucesso.

Como funciona?

sublimação

Exista – comunicação audiovisual

Como foi dito anteriormente, o processo de transfer é um dos mais simples e eficazes para a impressão de camisetas e tecidos em geral. Veja abaixo como funciona:

1ª etapa: é escolhida a imagem que será usada na impressão;

2ª etapa: é feito o processo de espelhamento da imagem, antes mesmo da impressão;

3ª etapa: a impressão será feita em um papel especial para esse tipo de impressão (transfer), podendo ser em impressora a jato ou laser;

4ª etapa: o tecido que será estampado é fixado na máquina de transferência. Lembre-se de colocá-lo bem rente à máquina para que não haja imperfeições no resultado;

5ª etapa: a máquina se fecha a fim de alcançar a temperatura ideal, necessária para a transferência da imagem;

6ª etapa: com a máquina resfriada, o papel é desgrudado do tecido;

7ª etapa: e pronto! O processo se encerra e a camisa já está pronta para ser utilizada.

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de impressão?

Quando o processo é finalizado você poderá notar que o tecido não foi tingido, assim como acontece nos outros métodos de impressão. O que acontece nesse caso é a impressão da imagem para a camisa, inclusive fazendo com que a região da estampa fique mais “dura” do que o restante da camisa.

Entretanto, esse fator não é considerado uma vantagem ou desvantagem, e sim uma característica desse tipo de impressão.

Para que você saiba quais são as principais vantagens e desvantagens do transfer, nós separamos a lista abaixo:

Vantagens do Transfer

  • Não há quantidade mínima para estampar, podendo fazer quantas peças quiser;
  • Baixo investimento;
  • Pode ser utilizado em diferentes tecidos e de diferentes tonalidades;
  • Boa oportunidade de lucro para estamparias;
  • Além de tecido, o método também pode ser usado para estampar materiais como plásticos, azulejos, cerâmicas e borrachas.

Desvantagens do Transfer

  • A durabilidade da estampa não é muito longa;
  • As cores da estampa podem desbotar à medida que você lavar a peça.

Em quais tecidos o transfer pode ser usado?

Bom, se você gostou desse método de impressão e deseja saber quais tecidos podem ser utilizados, certamente você terá uma boa notícia!

Isso porque, diferente de outros métodos, como é o caso da sublimação que só pode ser feita em tecido poliéster de cores claras, o transfer é aceito em variados tipos de tecidos e cores (camisetas brancas, pretas, azuis e vermelhas recebem muito bem impressão por transferência).

E aí, conseguiu compreender do que se trata o transfer, suas vantagens e desvantagens? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui para que possamos esclarecê-la.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre camisetas e estamparias. Nos vemos por aqui!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta