serigrafia

SERIGRAFIA: 4 DICAS INFALÍVEIS PARA FAZER A SUA ESTAMPA

Por Marcelo Suman

Você não entende nada de serigrafia e precisa fazer um pedido de camisetas estampadas? Ou você mesmo vai fazer as estampas mas possui algumas dúvidas sobre a organização antes do processo? Então Uffa! Você não desperdiçou esse click ao entrar na nossa página. Para garantir a qualidade das estampas e adequar a malha à finalidade que você precisa deve-se tomar alguns cuidados.

Um cuidado básico que todo mundo já sabe

Em primeiro lugar você precisa ter um pequeno conhecimento sobre malhas de algodão e malhas sintéticas. Como o nome já diz, as camisetas de algodão são compostas basicamente por fios orgânicos derivados do algodão, que permitem somente processos de serigrafia. Já os fios sintéticos são compostos pelo famoso poliéster que possui característica de ser elástico e resistente . Este tipo de fio permite tanto processo de serigrafia quanto de sublimação.

Malha de fios de algodão                                  

Malha de algodão                                                                                   Malha de Poliéster

Parece que não, mas é importante para serigrafia

Ter conhecimento sobre malhas também é importante para selecionar a ocasião que você irá utilizar as camisetas. É para um evento? É para uniforme? É para uma produção de grande ou pequena escala? Cada uma dessas perguntas são importantes para descobrir qual a finalidade das suas camisetas serigrafadas.

Pessoas com a mesma camiseta em uma festa de CarnavalVou dar um exemplo. Se você precisa de camisetas para um evento informal que durará apenas um dia, normalmente é recomendada uma malha de qualidade média. Neste caso uma camiseta de algodão com fio 24.1 seria ideal. Porém se você procura camisetas para uniformes, é preciso adquirir camisetas com qualidade superior. As malhas com fio 30.1 ou 30.1 penteado dão conta do recado.

A escala da produção também interfere na qualidade das camisetas e consequentemente no valor final do pedido. Além da qualidade, saber qual a finalidade das camisetas também ajudam na hora de escolher a estampa e onde posiciona-la.

Organização é tudo nessa vida (e na serigrafia também!)

Depois de saber qual a finalidade das suas camisetas, fica fácil de organizar a disposição das estampas. Se a finalidade da produção for para uma festa ou evento, é interessante estampar mais de uma região das camisetas. Visto que o conteúdo a ser transmitido na estampa de eventos normalmente é muito extenso. Entretanto, quanto mais regiões você estampar (frente, costas, mangas) maior será o valor da impressão. Porém se a festas ou evento tiver patrocinadores que arcarão com alguns custos, vale a pena abusar das estampas. Mas por favor, sem exageros!

Mas se você precisa de camisetas para outras finalidades, é interessante escolher apenas uma região para ser estampada. Esteticamente fica mais harmônico, além de transmitir o conteúdo da camiseta de forma clara e impactante.

com duas lupas é demostrada com detalhes a diferença entre vetor e imagemAgora o assunto ficou sério! Atenção!

Após o setor de Arte Final da empresa me implorar literalmente de joelhos para abordar esse tema, achei pertinente incluir esse assunto por aqui. Ter a arte da estampa já em forma vetorizada garante a ótima qualidade da impressão. Porém muitas vezes o cliente envia o arquivo em forma de imagem, por não ter o seu próprio logotipo em vetores. Com isso a imagem fica “serrilhada”, com má qualidade além de causar imprevistos como vetorização rápida.

Portanto, antes de enviar a imagem a ser estampada para a produção das camisetas certifique-se da qualidade que elas possuem. Entre em contato com o seu designer ou profissional que desenvolveu a sua identidade visual e tome posse das peças vetorizadas, combinado?! Se você possui uma serigrafia, é só pedir para o seu cliente seguir esse procedimento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta