opções de tinta para estampar tecido

Como escolher a melhor tinta para estampar tecido?

Quando o assunto é tinta para estampar tecido, existem algumas opções disponíveis no mercado que merecem sua atenção. E o motivo é que cada uma delas possui uma finalidade específica, sendo possível entender em qual ocasião você deve usar cada uma delas.

Para que você fique por dentro do assunto, separamos nesse post as 7 melhores tintas para estampar tecido. Confira abaixo quais são.

Conheça as opções de tinta para estampar tecido

Para escolher a melhor opção de tinta para estampar tecido, é necessário que você conheça as melhores opções disponíveis no mercado. Assim, você poderá entender do que se trata cada uma delas e definir a melhor opção para cada ocasião. Veja abaixo:

1 – Tinta para tecido

Se tratando de tinta para estampar tecido, não podíamos deixar de falar da clássica tinta para tecido. Ela é sem dúvidas a opção mais usada para este fim, sendo disponível em uma grande variedade de cores, e nas versões: metálica, fluorescente, flitter e Acqua.

Sendo uma opção diluível em água, sua aplicação é bem fácil, podendo ser aplicada com o auxílio de um pincel, esponja ou carimbo e em tecidos de algodão ou não sintéticos.

Uma dica para garantir qualidade da pintura, é de remover a goma antes da pintura e de aguardar no mínimo 72 horas para fazer a lavagem.

2 – Tinta aquarela

Essa opção é muito usada para fazer pinturas aquareladas em tecidos leves e finos, como por exemplo seda e algodão. Ela tem uma textura aquosa e de fácil aplicação, e ainda pode ser usada como tinta de contorno para limitação da área que será pintada.

3 – Caneta para tecido

A caneta para tecido é uma excelente opção para fazer riscos, contornos ou traços em tecidos em geral e, assim como a tinta para tecido, a caneta é bastante resistente e tende a render bons resultados, mas lembre-se: o ideal é que você aguarde pelo menos 72 horas para lavar o tecido.

4 – Delineador têxtil

O delineador têxtil, também conhecido como guta, é um produto muito utilizado para a confecção de contornos mais modernos e traços grossos no tecido (como é o caso de arabescos). Sua aplicação é fácil e feita diretamente da embalagem.

Uma dica extra sobre essa tinta para tecido é que, após a secagem, você deve passar o ferro no avesso do tecido por pelo menos 5 minutos para garantir a fixagem do produto. Mas atenção: esse procedimento não é indicado caso o delineador seja incolor.

5 – Pump Dye

tinta para tecido

Opção de tinta para tecido para fazer estampa tie dye. | Imagem: Pixabay

A tinta para tecido Pump Dye é uma opção bastante prática e muito utilizada principalmente para a customização de peças de roupas. Ele deve ser aplicado no tecido previamente molhado para que seja criado um efeito estilo tie dye.

6 – Tinta Acrpiuff

A Acripuff refere-se a uma tinta para tecido expansível. Ou seja, quando ela é aquecido por um ferro de passar ele cria um relevo, algo semelhante a um emborrachado. Sua aplicação é bem fácil, sem ser necessária a utilização de pincéis, uma vez que sua embalagem já vem com um bico dosador.

Uma dica para garantir a qualidade da tintura é, após 24 horas da aplicação da tinta, passe o ferro com temperatura de média a alta no avesso do tecido, durante o período suficiente para que você se certifique que o desenho tenha expandido uniformemente.

7 – Tinta dimensional

A tinta dimensional pode ser encontrada em diversas cores e em versões com e sem glitter e é muito utilizada para criar um efeito 3D na peça e para fazer acabamentos. Assim como outras opções de tinta para tecido, sua aplicação é prática e aplicada diretamente com o bico da embalagem.

Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender quais são as principais tintas para tecido disponíveis no mercado e que possa se decidir qual é a melhor opção para você. Mas aso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar aqui que nós te esclarecemos.

Ah, e para mais dicas e informações sobre camisetas personalizadas, basta continuar acompanhando o nosso blog! Te esperamos por aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta