tipos de impressão camisetas

Quais são os tipos de impressão em camisetas e como escolher o mais adequado?

Se você pensa em personalizar camisetas, seja para o seu uso próprio, para sua empresa ou até mesmo para revenda, um dos principais fatores que você precisa levar em consideração é referente aos tipos de impressão. Isso porque dentre as opções mais utilizadas atualmente (sublimação e serigrafia), podemos perceber características próprias que fazem com que você precise escolher o que você mais espera do produto: durabilidade da estampa? Custo x benefício? Agilidade da entrega da peça?

Nós desenvolvemos esse post para te ajudar a entender quais são os tipos de impressão em camisetas e fazer com que sua escolha fique mais fácil e assertiva. Então se você tem interesse no assunto, basta continuar a leitura! 😉

Confira os tipos de impressão em camisetas

Como foi dito anteriormente, atualmente há dois tipos que se destacam quando o assunto é tipos de impressão em camisetas. Veja a seguir quais são:

Serigrafia (silk screen)

tipos de impressão - silk screen

Freepik

Exista – comunicação audiovisualA serigrafia, também conhecida como silk screen, refere-se à técnica que utiliza de telas vazadas para a estampa em tecido. Durante o processo, deverão ser utilizadas diferentes telas para cada cor presente na estampa.

Por exemplo: se a estampa tiver cinco cores, serão necessárias cinco telas diferentes para a realização do trabalho. Mas a boa notícia é que a tela poderá ser reutilizada posteriormente.

Para essa impressão, as tintas serão à base d’água e o processo pode ser aplicado não somente em tecido, mas também em outros materiais, como: papel, borracha, madeira e vidro.

O silk screen pode ser realizado por pessoas (mecânica) ou por máquinas (automática), sendo a segunda opção mais viável e a mais realizada pelas empresas, obtendo resultados de estampas mais fiéis à matriz.

São vantagens da serigrafia: possibilidade da utilização de tecidos escuros de algodão para a impressão e um bom custo x benefício, especialmente se você desejar estampar muitas unidades com uma mesma estampa.

Já as desvantagens dessa técnica podemos listar: não é um processo indicado para estampa de muitas cores ou detalhes e a retícula da estampa pode acabar ficando muito grossa, o que prejudica a qualidade da peça.

Sublimação

sublimação

EXISTA Comunicação Audiovisual

Já a sublimação é um método de impressão que não necessita de telas. Aqui todo o processo acontecerá através de papeis, tintas especiais e sublimática.

Veja como funciona: você imprime a ilustração em um papel utilizando tinta especial e sublimática e, em seguida, o papel será prensado em alta temperatura sobre o tecido, que deve ser branco e composto por, pelo menos, 80% de poliéster. Após esse procedimento, a peça estará pronta e já poderá ser usada.

São vantagens da sublimação: impressão rica em detalhes (sendo a melhor opção para quem deseja camisetas com fotografias e ilustrações complexas) e agilidade.

Já as desvantagens dessa técnica são: poder ser impressa apenas em tecidos brancos e com no mínimo 80% de poliéster.

Tipos de impressão: como escolher qual é melhor?

Bom, agora que você já sabe quais são os principais tipos de impressão de camisetas, é hora de escolher qual é o mais indicado para você. Nesse momento, o recomendado é que você avalie as suas necessidades e o que cada uma delas pode te oferecer para que a melhor decisão seja tomada, uma vez que não há uma resposta exata para essa pergunta.

Esperamos que tenhamos te ajudado! Mas se porventura você ainda tiver alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui para que possamos te esclarecer.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre camisetas e estamparia. Te esperamos por aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário