uniforme escolar

5 razões importantes para apostar no Uniforme Escolar

Talvez você não tenha pensado nisso, mas a adesão ao uniforme escolar não se trata apenas de uma regra comum, ela traz benefícios importantes para a comunidade escolar e reforça a noção do que é uma vida em sociedade.

O uniforme escolar ganhou força no Brasil a partir de 1890 e foi inspirado nas vestimentas do Exército, sendo criado para identificar os alunos, representar o comportamento exemplar e o zelo pela tradição das escolas. Veja como eram os uniformes no passado clicando AQUI.

Nos dias atuais, ele é bastante reconhecido como um símbolo de praticidade e economia. No entanto, a importância do uniforme escolar não se limita apenas a esses dois benefícios. 

A vestimenta tem por função social comunicar diversos aspectos culturais, econômicos e sociais de um determinado grupo de pessoas, criando uma identidade para elas.

Abaixo, listamos 5 razões pelas quais todo gestor escolar deve valorizar e implementar o uso do uniforme personalizado em sua instituição de ensino.

1 – Segurança

Através do uniforme escolar, os alunos são identificados facilmente, contribuindo para evitar possíveis situações de perigo na rua e que pessoas estranhas se infiltrem no meio escolar.

2 – Conforto com uniforme escolar

Com o uso do uniforme escolar, as crianças e adolescentes se sentem mais à vontade e livres para estudar, brincar e praticar atividades físicas. É recomendado que os uniformes sejam produzidos com malhas específicas, como a Poliviscose, propiciando camisetas macias e duráveis. Outras características das camisetas de poliviscose são que, além de leves, elas possuem secagem rápida e não amassam muito, dispensando, muitas vezes, o uso do ferro de passar.

3 – Senso de igualdade

O uniforme escolar torna possível que crianças e adolescentes de condições financeiras distintas estejam no mesmo nível de igualdade, evitando que alguns se sintam inferiores ou menos valorizadas em relação a outros. Também, contribui para reduzir competições, provocações e conflitos entre os alunos.

4 – Aprendizagem e uniforme escolar

O uniforme ajuda a trazer mais consciência para a criança na hora de diferenciar e compreender as demandas dos diferentes ambientes, entendendo que quando está uniformizada, inicia sua rotina escolar, onde existem regras, aprendizados e pessoas distintas do ambiente familiar, mas que também estarão disponíveis para ensinar, estimular, brincar e estabelecer os limites necessários.

5 – Fortalecimento de marca

A personalização com o logotipo e as cores da escola contribui para reforçar a marca e a comunicação da instituição, tanto para a comunidade escolar, transmitindo credibilidade e gerando identidade, quanto para o público geral, tornando-a mais conhecida e despertando o interesse. 

 

 

Por fim, na hora de pensar no melhor uniforme escolar, alguns pontos são fundamentais para fazer boas escolhas. Confira alguma dicas:

– Escolha peças de malhas confortáveis e que tenham durabilidade.

– Fique atento ao contraste das cores da sua marca em relação a cor do uniforme escolhido.

– Observe a modelagem e as medidas que garantam conforto aos alunos;

– Procure padronizar as cores, evitando trocá-las a cada nova produção.

– Evite escolher modelos de uniformes muito complexos, cheios de detalhes, pois, aumenta o custo e diminui a disponibilidade..

– Encontre fornecedores que estejam preparados para atender suas demandas regularmente sem comprometer a qualidade.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta