camiseta branca

OS CUIDADOS COM A CAMISETA BRANCA

Por Marcelo Suman

A camiseta branca é considerada a peça curinga do guarda-roupa de qualquer pessoa. Seu uso é apropriado em praticamente todos os ambientes do nosso cotidiano, além de possuir vária funcionalidades. Entretanto, apesar de sua versatilidade, a camiseta branca exige vários cuidados específicos para preservar a sua boa aparência e vida útil.

Basicamente todos os cuidados se resumem ao processo de lavagem. De modo que quando a camiseta branca é lavada corretamente é possível evitar manchas, descosturas e até deformações na gola e na malha. Além disso, é interessante saber qual fio compõe sua camiseta. Se a malha for de algodão, o cuidado na lavagem deve ser redobrado. Visto que são fios orgânicos e não possuem processos químicos em sua composição, o que torna a malha com menor elasticidade.

Os cuidados ao lavar

O ideal é lavar a camiseta do lado avesso, à mão, e estende-la na sombra até que fique completamente seca. Utilizar sabão líquido neutro e esfregar a camiseta em tanque de plástico para evitar atrito, também é recomendado. Mas quem consegue fazer isso hoje em dia? Poucas pessoas não é mesmo. As famosas maquinas de lavar estão presentes em todas as casas para isso: proporcionar praticidade e aquela sensação de problema resolvido depois de jogar todas as camisetas dentro da máquina.

Mas nós imploramos: separe um tempo na sua rotina para lavar suas camisetas à mão. Elas e o seu bolso vão agradecer. Pois com o tempo, a máquina de lavar roupas proporciona um aspecto envelhecido na malha, devido aos danos causados pelo processo. Contudo, independente da forma de lavagem, sempre deve-se enxaguar muito bem as peças, pois resíduos de sabão podem estraga-las facilmente.

Por falar em danos, jamais utilize alvejantes que possuam em sua composição cloro ou água sanitária. Já que esses produtos podem resultar em mais manchas, além de amarelar e enfraquecer os fios da malha. Se a camiseta branca estiver com manchas amarelas, lave-a normalmente e em seguida, utilize um alvejante a base de água oxigenada. Para isso é só diluir ele em água quente (60ºC) e deixar a peça de molho nesta solução por no máximo 15 minutos.

Cuidado ao secar!

Além dos cuidados ao lavar a camiseta branca, o processo de secagem também requer alguns cuidados. Primeiramente esqueça as secadoras! Elas podem causar encolhimento da malha, além de poder deformar as peças. Como dito anteriormente, a melhor forma para secar suas camisetas é estende-las ao avesso na sombra. Visto que, locais com grande quantidade de vento auxiliam a secagem, pois o processo de convecção empurra as partículas de água para fora do tecido, secando-as mais rapidamente.

Contudo, os cuidados com o sol não se resumem somente no momento de secar as peças. Ao guardar a camiseta branca, é interessante prestar atenção também na iluminação. A claridade dos raios solares e as lâmpadas presentes no seu quarto podem desbotar as peças. É interessante optar por locais protegidos como um guarda-roupas ou um closet. Com essas pequenas dicas, é possível aumentar bastante a vida útil da sua camiseta branca.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta