o que é poliéster

Poliéster: prós, contras e como estampar

Se tratando de camisetas personalizadas, existem diversos tipos de malhas que podem ser usadas para sua fabricação. E uma das mais conhecidas e utilizadas para essa finalidade é o poliéster.

No entanto, é muito comum que não saibamos o que, de fato, o poliéster pode proporcionar de vantagens, desvantagens ou ao menos entendamos como funciona a estampa nessa malha.

E foi pensando nisso que criamos esse conteúdo: para te orientar sobre as principais informações sobre o poliéster. Se interessou? Continue a leitura e descubra!

O que é poliéster?

O poliéster é conhecido como uma fibra sintética que é produzida a partir do petróleo e muito usado para diversos fins, se destacando bastante na indústria têxtil e para a criação de camisetas personalizadas.

Dentre duas principais características podemos citar sua versatilidade, custo x benefício e resistência. Falaremos sobre isso nos tópicos a seguir.

Vantagens do poliéster

Como dissemos acima, o poliéster é uma das malhas que mais se destacam devido suas diversas vantagens. Para que você fique por dentro de quais são elas, listaremos abaixo. Veja só:

  • Resistência: a primeira característica muito marcante do poliéster é em relação a sua resistência. E o motivo disso é que ele possui baixa capacidade para absorver umidade, fazendo com que sua resistência praticamente não se altere até mesmo com o tecido molhado. Sendo assim, ele consegue ser até 20 vezes mais resistente quando comparado a fibra de viscose;
  • Custo x benefício: se você tem uma estamparia e está em busca de malhas para trabalhar, tenha certeza que o poliéster é uma boa opção. Isso porque muitas vezes ele apresenta um custo acessível e benefícios que favorecem a sua venda;
  • Versatilidade: diferente do que muitos pensam, o poliéster pode ser usado para diversos fins. Ou seja, ele não é limitado apenas ao vestuário. São algumas das finalidades que também usam esse tipo de malha na produção: lençóis, cortinas, móveis e estofados;
  • Ideal para estampas: essa é, de fato, uma grande vantagem para quem trabalha com estamparia. E o que podemos dizer é que se tratando de estampas, o poliéster é uma das malhas que mais se destacam, pois apresenta uma sublimação impecável, boa elasticidade, aspecto brilhante e acetinado e a contribuição para que o tecido não amasse ou crie vincos;
  • Reciclável: por fim, pode-se dizer também que o poliéster é material reciclável, podendo ser reutilizado para diversos usos.

Desvantagens do poliéster

Por outro lado, sabemos que na vida nem tudo são flores. E o poliéster também possui algumas desvantagens que devem ser consideradas na hora de se decidir quanto ao tipo de malha ideal. Veja abaixo:

  • Aquecimento: esse é sem dúvidas o principal aspecto quando referimos às desvantagens do poliéster. Isso porque ele possui alta retenção de calor e peças confeccionadas com 100% de poliéster podem acabar causando certo desconforto em dia com temperaturas elevadas;
  • Impacto ambiental: por ser produzido a partir do petróleo, o poliéster não é considerado um material que contribui para o meio ambiente. Afinal, sabemos que o petróleo é uma fonte de energia não renovável e que possui um processo de extração poluente.

Veja como estampar

Falamos acima que uma das principais vantagens do poliéster é em relação às estampas. Então se seu objetivo com essa malha seja estamparia, acreditamos fortemente nos seus benefícios.

No entanto, é ideal eu você saiba que o processo para estampar esse tipo de malha é através da sublimação. Caso você queira saber mais sobre a sublimação, o processo e benefícios, leia nosso conteúdo sobre esse tema aqui.

Enfim, é isso! Esperamos que você tenha conseguido compreender as principais informações sobre o tema. E se tiver com alguma dúvida, basta comentar aqui que nós esclarecemos.

No mais, te esperamos por aqui nos próximos posts para mais dicas e informações sobre o mundo da estamparia! Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário