Funil de vendas para lojas de camisetas: quais são as etapas?

Uma coisa é fato: a grande facilidade em realizar compras online faz com que precisemos ficar mais atentos ao comportamento do consumidor. E uma das maneiras mais eficazes para entender e otimizar a forma que o público reage às suas estratégias digitais é através do funil de vendas.

Mas afinal, você sabe do que se trata, suas etapas e a real importância para sua loja de camisetas? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Continue a leitura e descubra!

A importância do funil de vendas

Tendo em vista que o funil de vendas se refere ao caminho que o consumidor traça para chegar à decisão de compra, pode-se dizer que o compreender é essencial para garantir que você irá saber lidar com seu consumidor que, por sua vez, está muito mais exigente do que décadas atrás.

E a justificativa disso é a vasta disponibilidade de informações na internet e a oportunidade de fazer várias comparações em tampouco tempo, dando a ele grande poder de escolha e uma voz muito mais ativa.

Portanto, se você deseja otimizar os seus resultados, busque entender as etapas do funil de vendas e leve-as em consideração para a realidade da sua loja de camisetas. Veja a seguir.

As etapas do funil de vendas

funil de vendas

etapas do funil de vendas

Durante todo o processo, o objetivo é fazer com que as estratégias criadas levem o usuário à próxima fase do funil de forma natural, aproximando-o do momento da decisão de compra. Isso acontecerá por meio da nutrição dos leads, fazendo-os que percebam os seus problemas e mostrando-os como os produtos e/ou serviço conseguem solucioná-los.

Para isso, o funil de vendas é separado em três etapas. São elas:

Topo do funil

O topo do funil é considerado o momento de atração e aprendizado. É o primeiro contato do lead com sua empresa e muito provavelmente ele ainda não tem certeza do seu problema, mas ainda assim já existe algum interesse sobre o seu produto e/ou serviço.

Por isso o ideal é que você entregue a ele conteúdos de qualidade para que ele possa se inteirar mais sobre o assunto, despertando interesse e entendendo mais a fundo sobre o problema e a resolução. Os posts de blog e vídeos no YouTube contribuem bastante para isso.

Meio do funil

Quando o usuário chega no meio do funil, ele já está mais convencido do seu problema e já tem conhecimento da sua empresa, o que chamamos de fase de reconhecimento e consideração.

Nesse tempo é provável que ele já tenha interagido com diversos outros conteúdos para entender mais sobre o problema e as soluções disponíveis no mercado. E embora você queira muito já lhe oferecer ações persuasivas de vendas para lhe convencer de que é a melhor opção, esse ainda não é o melhor momento.

Diferente disso tente construir uma relação de confiança através de conteúdos mais profundos que irão gerar credibilidade sobre a empresa e o produto oferecido. Os e-books podem ser uma excelente pedida e você ainda consegue captar o e-mail do usuário, o tornando em um lead.

Fundo do funil

Chegamos no fundo do funil, a etapa que chamamos de decisão. São poucos os usuários que chegam nesse estágio, mas os que chegam, podemos chamar de leads qualificados. Eles já estão prontos para uma ação direta de venda, e as chances de conversão são reais.

Aqui você já pode oferecer ações persuasivas para ajudar na decisão de compra, como: cupom de desconto, brinde, etc. Mas além disso, não deixe de lado a comunicação direta com o seu lead para que ele possa confiar ainda mais em você.

Uma boa estratégia, nesse caso, é a campanha de e-mail marketing com assuntos específicos de acordo com as objeções de cada usuário.

E aí, conseguiu compreender do que se trata o funil de venda e como ele pode contribuir para a sua loja de camisetas? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de marketing e empreendedorismo. Te esperamos por aqui!

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