serigrafia como fazer

Serigrafia: como fazer e quais malhas são mais recomendadas?

Quando se trata de impressão para camisetas personalizadas, a serigrafia tem muito destaque. Isso porque ela oferece diversos benefícios, como a qualidade da impressão e redução de custos.

Pensando nisso, criamos esse documento que vai te mostrar como funciona o processo de impressão por serigrafia, além de listar quais são as malhas mais recomendadas. Então se esse assunto te interessa, basta conferir logo abaixo!

O que é serigrafia?

A serigrafia, também conhecida como silk screen, consiste em um processo de impressão em que há vazão de tinta por meio da pressão feita por um puxador ou rodo na tela de seda que fora previamente preparada.

Ela é bastante versátil, pois, além de camisetas, também é possível realizar a impressão de diversos materiais, como é o caso das canecas e cartazes.

Serigrafia: como fazer e como funciona o processo?

como fazer serigrafia

Veja como funciona o processo e como fazer Serigrafia. | Imagem: Moléculas

O processo de impressão em serigrafia consiste em vazar a tinta (utilizando um rodo ou puxador) através da tela serigráfica que fora previamente preparada e esticada em um bastidor (quadro) de madeira, aço ou alumínio.

O processo utilizado para a impressão é a fotossensibilidade, em que há uma emulsão fotossensível colocada sobre o fotolito e, em seguida, em uma mesa de luz.

Com isso, os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais vazados da imagem. Já os pontos claros representam onde a luz conseguirá passar pelo fotolito para garantir a emulsão, por isso, serão impermeabilizados através do endurecimento da emulsão fotossensível que foi exposta à luz.

Além disso, vale dizer que o processo de serigrafia (silkscreen) pode ser manual (sendo a técnica mais antiga entre elas), automática (utiliza de uma máquina para realizar o processo), circular (feito através de rolos e prensas rotativas) e devoradora (sendo este o mais indicado para camisetas de poliéster ou algodão).

Quais são as vantagens?

Bom, no tópico acima conseguimos te explicar como funciona o processo de serigrafia. No entanto, saber como realizá-lo não é o suficiente para entender se ele é ou não indicado para sua estamparia.

Pensando nisso, separamos aqui as principais vantagens de realizar a impressão por serigrafia. Veja só:

  • Estampa bastante resistente, garantindo a qualidade do produto;
  • Baixo custo para aquisição dos equipamentos usados na produção, o que garante excelente custo x benefício à peça;
  • Processo simples e muito versátil, podendo ser aplicado em diferentes materiais, como: camisetas, canecas e cartazes;
  • Possibilidade de impressão com qualidade para tecidos escuros.

Quais malhas mais recomendadas para impressão por serigrafia?

Em relação às malhas para camisetas personalizadas por serigrafia, vale dizer que esse processo pode ser realizado tanto em camisas de algodão, como em camisas de fios sintéticos (aquelas que possuem poliéster em sua composição).

A diferença entre elas é que a malha de algodão só pode ser estampada através da serigrafia, já as camisetas de fio sintético permite tanto o processo de serigrafia, como também sublimação.

Onde encontrar malhas de qualidade para sua estamparia?

E aí, conseguiu compreender do que se trata a serigrafia, suas vantagens e malhas suportadas pelo processo? Então agora é hora de saber onde encontrar camisetas de qualidade para realizar a serigrafia em sua estamparia.

E o que podemos te dizer é que na Disque Camisetas você encontra camisetas de malha sintética e de algodão para você conseguir entregar ao seu público um produto de altíssima qualidade. Se interessou? Acesse o nosso site para mais informações!

No mais, caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto ou sobre a Disque Camisetas, basta comentar aqui que nós te esclarecemos. E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de camisetas e estamparia como essa. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário