resolução da imagem

Entenda a importância da resolução da imagem na hora de estampar com sublimação

Uma coisa é fato: todo mundo que trabalha com estamparia almeja entregar um bom resultado para os seus clientes. Portanto, há um fator que não é todo mundo que sabe, mas que faz toda a diferença para o resultado final das camisetas estampadas. Estamos falando da resolução da imagem, um dos fatores essenciais para garantir o resultado esperado.

E é sobre isso que falaremos no post de hoje: a importância que a resolução da imagem exerce na hora de estampar com sublimação. Caso você tenha se interessado pelo assunto, basta continuar a leitura para conferir. Vem com a gente!

Entenda a relação entre a resolução da imagem e a estampa por sublimação

Como foi dito anteriormente, entender a relação entre resolução da imagem e a estampa por sublimação é indispensável para garantir qualidade do trabalho em uma estamparia. E te explicamos o motivo abaixo. Veja só.

Antes de mais nada você precisa entender que a resolução da imagem é vista como a nitidez de detalhes de uma imagem bitmap, a qual é medida em pixels por polegada (PPI) através de monitores ou pontos por polegadas (DPI) para impressão.

Para chegar ao resultado da resolução da imagem serão levados em conta alguns fatores, como por exemplo a relação existente entre o tamanho da imagem e a sua densidade (altura x largura), sempre associada a quantidade de pixels dessas dimensões.

a relação do pixel para a resolução da imagem

Entenda a relação do pixel para a resolução da imagem. | Imagem: Freepik

O pixel, por sua vez, é considerado um elemento básico na composição de imagens bitmaps, sendo a unidade de medida para imagens digitais. Com isso, ele tem como formação um conjunto de pontos de cores individuais, tornando-o limitado para manipulação e redimensionamento e precisando de bastante cuidado para preservar a resolução da imagem e garantir boa qualidade da estampa.

Já se tratando da imagem vetorial, ela é composta por fórmulas matemáticas e instruções de desenho com propriedades definidas (como é o caso de preenchimento, cor padrão, espessura do traço, entre outros). Sendo assim, podemos afirmar que a imagem vetorial possui diversas informações as quais podem ser manipuladas e redimensionadas sem que haja perda de qualidade.

No entanto, ambas as imagens (bitmap e vetorial) podem ser usadas como estampas para sublimação, desde que você tenha em mente que a sua resolução deverá ser verificada e poderá sofrer alterações, especialmente na bitmap, em grandes formatos. Tome cuidado com isso para garantir bom trabalho, ok?

Antes de definir qual imagem utilizar, leve em consideração alguns detalhes como: tamanho da estampa, formato do trabalho, ferramenta utilizada e, se possível, faça um teste. Assim o seu trabalho não se comprometerá e você garantirá qualidade na entrega e satisfação do seus clientes.

Conclusão

Bom, é isso! Esperamos que você tenha conseguido compreender qual é a importância da resolução da imagem para a impressão em sublimação. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a este assunto, não deixe de comentar aqui que nós te esclareceremos.

No mais, se quiser continuar acompanhando mais dicas e informações sobre camisetas, estamparias e empreendedorismo, basta continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui nos próximos posts!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta